Sinta se na sua casa!!!
Sinta se na sua casa!!!
Notícias

Aprenda como limpar porcelanato e conservá-lo por mais tempo

18/07/2018 - Dicas para casa:


     
Aprenda como limpar porcelanato e conservá-lo por mais tempo

Confira neste artigo algumas dicas para conservar o seu porcelanato e mantê-lo sempre limpo.

O revestimento de porcelanato é bastante democrático, podendo ser utilizado dentro ou fora de casa. Trata-se de um material resistente, com coloração uniforme e baixa absorção de água. Seu acabamento pode ser liso, ligeiramente abrasivo ou esmaltado e o tipo de superfície desejada depende da área onde ele será colocado.

Além dos já citados, há também porcelanatos com textura acetinada, rústica, natural ou antiderrapantes. Sendo os últimos, indicados principalmente para área externas.

Para garantir a durabilidade desse tipo de piso é importante atentar-se aos cuidados com produtos e materiais que podem agredir a superfície. Para a limpeza diária, semanal ou mensal do porcelanato, sendo ele de qualquer um dos tipos, é recomendado apenas o uso de detergente neutro diluído em água e secagem feita através de um pano macio.

A ordem para fazer a limpeza no dia a dia é primeiro varrer o piso com uma vassoura de cerdas mais macias ou uma escova. Na ausência delas, é possível até mesmo aspirar o ambiente para remover a sujeira superficial sem arranhar.

Após isso, dilua uma colher de detergente neutro em um balde de água e passe um pano embebido na solução no porcelanato. Um pano apenas úmido, não molhado, com álcool após essa aplicação, ajuda a não formar manchas durante a secagem.

Já a limpeza feita após obra precisa ser mais pesada e completa, para garantir que todo vestígio seja eliminado com sucesso e garantir a preservação do porcelanato. É necessária que essa limpeza seja feita até 2 semanas após a aplicação do rejunte para que não se cultivem manchas.

Deve-se procurar produtos adequados, geralmente vendidos em lojas de piso e começar com um enxágue total do ambiente para remover o “grosso” da sujeira. Pode ser necessário que essa etapa seja repetida se houver muito resíduo de obra para limpar. Após isso, aplica-se o produto adequado de acordo com as recomendações de tempo e modo de uso da embalagem.

O ideal é que o produto não seque no piso para não manchá-lo, então enxágue novamente e deixe secar conforme orientações do fabricante.

Ainda que o porcelanato seja um material muito resistente, o uso de produtos abrasivos pode estragar a esmaltação do mesmo, fazendo com que perca seu brilho.

Entre os produtos que deve ser evitados estão o sabão em pó, produtos em forma de cera ou com componentes ácidos, água sanitária, acetona, soda cáustica, entre outros. Todos esses são materiais que podem causar manchas definitivas ou até corrosão no acabamento do piso.

Alguns fatores além dos produtos de limpeza podem também danificar o piso. Os pés dos móveis sofrem um desgaste natural do tempo e tendem a estragar ainda mais rápido quando são muito movimentados pelo ambiente ou frequentemente trocados de lugar.

Proteger os pés com algum tipo de material macio como o feltro ajuda a prevenir riscos e é importante sempre ter cuidado ao arrastar os móveis para não agredir o porcelanato.

Bebidas e produtos escolares também podem criar manchas indesejadas no piso, como vinho, café, giz de cera e lápis coloridos. Nesses casos, o processo de limpeza é normal, feito com detergentes e outros tipos de sabão, todos líquidos e diluídos em água.

No caso de tinta, o solvente se faz necessário para remover as manchas, mas deve ser enxaguado com água em abundância logo em seguida.

Algumas precauções ajudam a preservar por mais tempo o seu porcelanato, como esfregar os pés em um tapete antes de pisar diretamente para evitar possíveis sujeiras trazidas da rua que possam grudar. Usar panos e vassouras com cerdas macias é também o mais indicado na hora da limpeza.

Outras Notícias

Em dia ou em atraso? Não importa! O FGTS te ajuda a reduzir o saldo do financiamento bancário

Sabia que o saldo do FGTS parado em sua na conta pode te ajudar na sua vida financeira? Isso mesmo, independente se tiv...

Afinal, como conseguir aprovação de financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras para aquisiç&...

Afinal, como conseguir aprovação de financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras para aquisiç&...

Confira quais pagamentos e tributos foram adiados ou suspensos durante a pandemia

Confira quais pagamentos e tributos foram adiados ou suspensos durante a pandemia Terminar o mês escolhendo quais boletos pa...

Bolsonaro sanciona lei que barateia emissão de escrituras de imóveis

Bolsonaro sanciona lei que barateia emissão de escrituras de imóveis O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna mais f&a...

Corte de luz por falta de pagamento na conta é proibido em todo território brasileiro

Corte de luz por falta de pagamento na conta é proibido em todo território brasileiro O consumidor que não pago...

Saiba como organizar as finanças do casal para comprar uma casa

Comprar um imóvel é o objetivo de muitos casais que moram de aluguel. No entanto, organizar as finanças do casal requer determina...

Cozinhas pequenas e decorações gigantes

Cozinhas pequenas e decorações gigantes Não é necessário ter um espaço enorme para fazer uma compos...

6 erros de organização que você comete em casa

6 erros de organização que você comete em casa Publicado em Dicas Para Casa Por mais organizados que pensamos ser, sem...

Aprenda a fazer um ar-condicionado caseiro

Aprenda a fazer um ar-condicionado caseiro Nesse verão ninguém quer passar calor! Por isso, te ensinamos a seguir como fazer um...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_youtube.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png

NILTON ROBERTO STURMER
Av. Brasil, 2472, Sala 12 - Sobreloja, Bairro: Nações -Fazenda Rio Grande- PR
Tel/whatss : 41992923325
 nr.sturmer@gmail.com
 
www.imobillimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias